O Santa Maria Manuela saiu, hoje, pelas 16 horas do primeiro de Agosto, a barra do Porto de Aveiro, com destino a Inglaterra, para se mostrar ao mundo. Viagem «muito exigente, já que envolve a participação na North Sea Tall Ships Regatta e a presença no Sail Amsterdam (de 19 a 23), e no Sail Bremerhaven (de 25 a 29)».
Espera-se que venha a ser visitado por milhares de pessoas em Hartlepool, na Inglaterra, e, mais tarde em Ijmuiden, na Holanda, onde se aguarda nova afluência de visitantes.
A sua saída proporcionou-me uma agradável tarde de Agosto, de férias, soalheira e de suave brisa.
Tendo sabido, logo de manhã, pela notícia do Diário de Aveiro, «Santa Maria Manuela parte hoje para Inglaterra», pensei imediatamente aproveitar a oportunidade para ir de bicicleta até à Barra (ao domingo, com o trânsito, era o mais viável) para o ver e fotografar, tendo ainda sido acicatada, mais tarde, por telefonema de Aníbal Paião.
Além do espectáculo, o convívio também foi agradável, porque os mais «íntimos» do Manuela, amigos, familiares e armadores, lá se encontraram, com boa vontade, já que a notícia só circulou muito em cima da hora, devido à grande morosidade do seu processo de certificação.
Além do mais, o veleiro para fazer «jus» à sua qualidade de antigo lugre, saiu a barra, à vela, como poderão constatar pelas imagens. Aqui, foi a primeira vez.
Belo espectáculo!!!!!!!
O navio ia muito lindo – não se cansava de expressar o Capitão Marques da Silva, apreciador avalizado.
Em comunicação para familiar, explicava o Comandante do navio – não houve tempo para a mezena.
Apesar disso, proporcionou um notável espectáculo.
Mais uma vez, para quem não pôde ver, aqui fica o registo escrito e imagético.
Escoltado… por embarcações de recreio…
Terminada esta fase de treino, adiantou a Pascoal que o navio começará a realizar viagens temáticas «de participação activa e de cariz comercial» (o chamado turismo de vocação marítima).
…dirige-se a Inglaterra.
Ler mais no Diário de Aveiro de 2. 8. 2010.
Fotografias – Ana Maria Lopes
Costa Nova, 1 de Agosto de 2010
Ana Maria Lopes
À vela para a vista, com a máquina a toda a força na realidade.
ResponderEliminarBoa tarde.
ResponderEliminarNão há palavras. A beleza indescritível de um navio à vela português, que certamente vai encantar no estrangeiro.
Continua a faltar a página de internet oficial do lugre, cuja data informada já passou. Por certo surgirá a seu tempo.
Belíssimas fotos estas, Dr.ª.
Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt