Há precisamente 73 anos, no dia 10 de Maio de 1937, os elegantes lugres Santa Maria Manuela e Creoula, irmãos de berço, desciam serenamente a carreira de construção dos Estaleiros da CUF, para penetrar nas águas profundas do Tejo.
Hoje, todos à uma, os Amigos do SMM cantaram-lhe os «Parabéns», numa festa memorável, na sua apresentação oficial.
Parabéns Santa Maria Manuela!
Dóris a preceito, testemunho da Faina Maior
Pouco depois, saiu garbosamente do Cais dos Bacalhoeiros da Gafanha da Nazaré para o Tejo, ao encontro, pela primeira vez, do seu irmão gémeo Creoula. Aí integrarão a parada naval que homenageará o Papa Bento XVI, durante a celebração da missa no Terreiro do Paço.
Sem tempo para mais, aqui fica o registo presencial, para memória futura…
Ler mais no D. A. de 11.Maio. 2010.
Fotografias – Ana Maria Lopes
Ílhavo, 10 de Maio de 2010
Ana Maria Lopes
Bravo Ana Maria!
ResponderEliminar"Saferascada" como sempre!
Obrigado pelo presente!
Bom dia.
ResponderEliminarQue lindo vai ser ver este nosso "Manuela" a brilhar junto do seu irmão no Tejo. Logo, lá estarei pregado à tv.
E que bem ficam os dóris a bordo. Falta é pintar-lhes o nome à popa, marcá-los como os pescadores faziam. A vela parece ser do típico pano crú. Nesta Páscoa passada fiz questão de ir a casa de um tio buscar vários metros deste pano, que há anos os meus pais lhe haviam dado, pano de vela do dóri que o meu pai trouxe da última campanha em 1974. Extraordinário depois de 36 anos, ter nas mãos um dos símbolos da Faina Maior, o pano das velas.
Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt
Sr. Fangueiro:
ResponderEliminarPensei em si, quando ,ontem, assisti à cerimónia do Santa Maria Manuela!
Quero dizer-lhe que os dóris foram habilmente feitos pelo Sr. José Vareta da Gafanha da Nazaré, cujos trabalhos bem conheço.
As velas, não podia deixar de ser, foram feitas com o «coração» de Marques da Silva, em pano cru, como pensa. Este Amigo tem sabedoria, vontade e «mãos» para tudo de bom.
Saudações marinheiras!
O Santa Maria Manuela não vem ao Douro?
ResponderEliminarNão sei, mas não desanime. O Creoula já há uns anos aí esteve, se a memória não me falha, num programa da Queima das Fitas.
ResponderEliminarBoa noite.
ResponderEliminarAgradeço à Dr.ª levar-me à cerimónia do SMM em pensamento. Acredite que muito gostaria de aí ter estado. O dia virá em que estarei ao pé deles.
Estou de momento a seguir a missa no Terreiro do Paço e lá aparece ele constantemente em pano de fundo. Quer-me parecer que o "Creoula" fez questão de posicionar o SMM em local privilegiado.
Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt
Foi um dia memorável este 10 de Maio de 2010 na Gafanha da Nazaré. Também fotografei o bolo, mas tive de regressar a Lisboa antes de o provar...
ResponderEliminar