segunda-feira, 30 de setembro de 2024

AMI continua a enriquecer o espólio do MMI

 -

Os Amigos do Museu Marítimo voltaram a enriquecer as colecções do Museu, desta vez aproveitando o seu 87º aniversário, comemorado, este ano, a 10 de Agosto, e a inauguração da exposição sobre a Costa Nova.

Neste contexto, foram oferecidas duas pinturas a óleo, precisamente denominadas de “Costa Nova”, dos pintores Túlio Victorino e Manuel Tavares.

Túlio Victorino, nascido em Cernache de Bonjardim em 1896 e lá falecido em 1969, frequentou as Escolas de Belas Artes do Porto e de Lisboa, tendo como Mestres Columbano Bordalo Pinheiro, José Malhoa e Marques de Oliveira.

Considerado um pintor naturalista, embora com trabalhos de feição impressionista, pintou praias com banhistas, feiras e romarias, recantos citadinos e paisagens rurais, procurando um afinado equilíbrio cromático com grande luminosidade.

-

-

“Costa Nova”, de Túlio Victorino

-

O segundo quadro é de Manuel Tavares, um autodidacta que nunca frequentou escolas de artes, nascido no Couto de Cucujães em 1911 e falecido em 1974.Usando como técnica principal a aguarela, distinguiu-se como paisagista, particularmente, na temática das paisagens da ria de Aveiro, embora tenha pintado trechos citadinos e algumas interessantes naturezas mortas.

Considerado um dos mais importantes aguarelistas portugueses, terá pintado milhares de aguarelas, tendo também participado em muitas exposições individuais e colectivas, estando representado em alguns museus portugueses.

O quadro de Manuel Tavares tem um especial interesse por se tratar de um óleo, técnica rara neste autor, que, como vimos, se dedicou quase exclusivamente à aguarela.

 -

“Costa Nova” de Manuel Tavares
-

Ílhavo, 30 de Setembro de 2024

Ana Maria Lopes

-

Sem comentários:

Enviar um comentário