quinta-feira, 26 de outubro de 2023

António dos Santos Carrancho

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Capitão António dos Santos Carrancho
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O capitão António dos Santos Carrancho, filho de Francisco dos Santos Carrancho e de Luiza da Rocha Deus, nasceu em Ílhavo em 13 de Outubro de 1904.

Casou em 15 de Maio de 1927 com Prazeres Gonçalves Sarrico Carrrancho, de quem teve dois filhos – António Sarrico dos Santos, arquitecto de profissão, conhecido por Sá Rico (1929) e Maria Licínia Sarrico dos Santos (1940).

Possuía a cédula marítima 15243 passada pela capitania do porto de Aveiro, em 25 de Março de 1918.

Na ausência de quaisquer dicas sobre os princípios da vida marítima do Capitão Carrancho, encontrei-os, porventura, um pouco romanceados, numa curta biografia familiar “Capitão Carrancho, Lobo do Mar Ilhavense nos Bacalhoeiros”. É de louvar a ideia do filho, que deu valor à vida dura e agreste, que seu Pai tivera.

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Capa livro
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Depois de completadas as derrotas que tinha a cumprir, incluídas no seu curso, que lhe tinham dado muita prática, a vida não lhe sorrira e, em época de forte crise, encontrava-se desempregado. A sua mulher contribuía para as despesas da casa, com uns trocos que ganhava, enquanto costureira com bastante clientela.

Certo dia, numa conversa com amigos da área, em Aveiro, ligados ao sector do mar, teve conhecimento de um pequeno barco veleiro que se vendia – era uma chalupa de média tonelagem, cerca de 90 toneladas, boa para serviços entre portos do continente, pertencente a uma empresa da Figueira da Foz, em falência.

Na situação de desemprego em que estava, não mais largou o assunto de ideia e veio a concretizar a compra, com a ajuda da família e um empréstimo bancário (pelos anos 30).

Concretizado o sonho da compra da chalupa “Flor de Lavos” , começou a trabalhar por sua conta e risco e foi testando a sua sorte e saber e o potencial da embarcação, em viagens de cabotagem cada vez mais longínquas e arriscadas.

“Tantas vezes vai o cântaro à fonte, que algum dia, quebra-se”. Foi o que lhe aconteceu, um dia com a chalupa, a que um mar tempestuoso e ventos descontrolados arrastaram para o sul da ilha de Maio, tendo naufragado por encalhe. Os seis tripulantes, incluindo   o capitão tiveram a sorte de se salvarem.

Acabou por se estabelecer na Cidade do Cabo, mas as saudades e a falta que fazia à família, fizeram com que a mulher, com um pecúlio conseguido, o tivesse ido buscar.

De volta à metrópole, a situação de desemprego preocupava-o e entristecia-o. Ao terceiro dia de estadia em Ílhavo, foi dar uma volta de bicicleta pela Coutada e Lagoa, em que teve um encontro casual com um amigo, um tal João, que não identifica, que, a par da situação, o convidou para imediato de um navio para o qual tinha sido convidado para capitão. Seria verdade?

Concretizou-se. O navio era o lugre com motor, de madeira, San Jacinto. Ex-Gafanhoto, Ex-Encarnação, construído em 1919 em Pardilhó. Depois de algumas peripécias, foi reconstruído por Manuel Maria Mónica e adquirido pela Empresa de Pesca de Aveiro, para a campanha de 1933. O San Jacinto, na campanha de 1936, passou a ser propriedade da Empresa de Pesca de S. Jacinto, Lda., com sede em Coimbra.

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Lugre com motor, San Jacinto
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Lá foi de imediato, com grande satisfação, sob o comando do seu” tal” amigo João, provavelmente, João Fernandes Matias Júnior (Britaldo), durante as campanhas de 1936, 37 e 38.

Na de 1939, no mesmo navio, subiu a capitão, prova do seu interesse e dedicação e, nele se manteve, no mesmo cargo, até 1945. Durante estes sete anos, teve como imediatos ilhavenses, Samuel Marques Damas (39), Carlos Domingo Magano (40), Manuel Gonçalves da Silva (Paroleiro), (41, 42 e 43), José Simões Amaro (Forneiro), (44) e Armando Matias Lau (45).

Obs. A informação do imediato de 1941 foi obtida de “O Ilhavense”.

A campanha de 1946, de saco às costas, numa nova emposta, fê-la no lugre com motor Groenlândia, levando como imediato, o seu conterrâneo Manuel Ferreira Godinho.

O lugre com motor, de madeira, Groenlândia, ex-Viana, ex-lugre-escuna Groenlândia, foi reconstruído por António Mónica, na Gafanha da Nazaré, em 1940, para Armazéns José Luís da Costa & Ca, Lda, com sede em Lisboa, e alterada a armação de lugre-escuna para lugre.

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Lugre com motor, Groenlândia
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O ano de 1947 encaminhou-o para mais uma visita como capitão ao lugre San Jacinto, tendo como imediato João Juff Tavares Ramos.

A campanha de 1948 trouxe-lhe o regozijo de estrear o lugre com motor Coimbra, construído por Arménio Bolais Mónica, na Gafanha da Nazaré, nesse mesmo ano, para a Empresa de Pesca de São Jacinto, Lda. É sempre um orgulho fazer a viagem inaugural de um navio. Teve como imediato, o conterrâneo Francisco António Bichão (Saltão)

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O Coimbra, na carreira, em dia de bota-abaixo
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Numa nova emposta, a campanha de 1949, fê-la como capitão do lugre com motor Brites, construído em 1936 na Gafanha da Nazaré, por Manuel Maria Bolais Mónica, para a firma Brites, Vaz & Irmãos, Lda., com sede em Ílhavo. Foi o primeiro navio do projecto “Renovação”.

De 1950 a 1960, foi capitão do navio-motor Terra Nova, tendo sido seus imediatos, os conterrâneos José da Silva Rocha (59) e José Simões Bixirão (Ponche), (60).

Numa das últimas viagens de regresso passou pelo desgosto de ter perdido um contra-mestre, varrido ao mar por uma onda alterosa com mais de 20 metros, levando-o com a sua impetuosidade, borda fora. Pode acontecer ao melhor e marca para a vida.

Segundo João David Batel Marques, “O lugre-motor “Lusitânia 3”, da Lusitânia Companhia Portuguesa de Pesca, Lda., imobilizou após a campanha de 1945 e o navio-motor “Comandante Tenreiro”, da mesma empresa, naufragou em Julho de 1946 por colisão com uma ilha de gelo.

A Lusitânia Companhia Portuguesa de Pesca, Lda. resolveu, então transformar, beneficiar e recuperar o lugre -motor “Lusitânia 3º” para suprir a falta daquele, nascendo um pequeno navio-motor, com as obras-vivas em madeira e as obras-mortas, em aço.

Recebeu o nome de Terra Nova e foi lançado à água em 20 de Abril de1947”.

Comandou-o o nosso capitão durante 11 anos.


Navio-motor Terra Nova
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Tendo o Terra Nova deixado a pesca do bacalhau, em prol da cabotagem internacional, o nosso capitão fez a última viagem de 1961, no navio-motor São Jacinto, construído por Manuel Maria Bolais Mónica & Filhos, em 1957, para a Empresa de Pesca São Jacinto, Lda. Exerceu o cargo de imediato, comandado pelo conterrâneo João Francisco Grilo.

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Navio-motor São Jacinto
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Saboreou a sua aposentação, entre a casa de família na Rua Direita e conversas sem fim com colegas oficiais, no café Central.

Boa pessoa, dado, sabedor amigo do seu amigo, deixou-nos na sua última viagem sem retorno, em 14 de Outubro de 1978, com 74 anos de idade.

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Ílhavo, 26 de Outubro de 2023

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Ana Maria Lopes

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terça-feira, 24 de outubro de 2023

Atlântico - Navio Perdido

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Em pesquisa sistemática do jornal “O Ilhavense”, eis que a notícia do encalhe do lugre Atlântico, nos finais de 1925, no regresso dos bancos da Terra Nova, me fez pensar e revirar os apontamentos.

Para chegar ao lugre Atlântico, tive de regredir no tempo e com trocas de impressões com amigos interessados, parece que cheguei a porto seguro…

Pesquisa ali, pesquisa acolá, listas de navios, jornais, catálogos e o tal “puzzle” marítimo encaixa gradualmente.

O lugre Atlântico, ex-Dolores, de madeira, (tendo navegado sob bandeira dinamarquesa com os nomes de Urda, de 1892 a 1907, e Sylphe, de 1908 a 1909), foi construído em 1892, em Odense, Dinamarca, por N. F. Hansen. De comprimento, media, entre perpendiculares, 33,85 metros, 7,40 m. de boca e 3,14 de pontal. Registava uma arqueação bruta de 152, 68 toneladas e líquida de 101,10.

A partir de 1910, surge registado no porto de Aveiro, com o nome de Dolores, tendo sido seu capitão até 1916, António José dos Santos e Augusto Fernandes Pinto (1916 e 1917).

Por informação da lista de navios portugueses de 1914, temos, então, a certeza de que era, pois, pertença da Parceria Marítima Aveirense e foi-o até 1917.

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Lugre Dolores
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Entre 1918 e 1921, passou para a Companhia Aveirense de Navegação e Pesca, mudando o nome de Dolores para Atlântico, em 1920.

Alcançámos o Atlântico…

Por ele passaram os Capitães Jorge Fort’Homem (1919 e 1920) e Joaquim Gonçalves Guerra (1921).

Mas, a dança das sociedades não pára e a partir de 1921 até 1925, é propriedade da Parceria Marítima Africana.

De 1922 a 1924, inclusive, comandou o Atlântico Adolpho Francisco da Maia e no ano de 1925, assumiu o mesmo cargo o ilhavense Marco Luís Fraco, para quem estava reservada a desdita do fatídico sinistro, sendo piloto, João Firmeza.

Por informação da Marinha, o Atlântico naufragou por encalhe a sul da barra de Aveiro, em 30 de Outubro de 1925, por motivo de avaria no leme, tendo sido salvos todos os tripulantes, através do cabo de vaivém.

O relato do nosso jornal do primeiro de Novembro de 1925, em notícia Navio Perdido é muito mais emocionante e pormenorizado, pelo que me selecciono alguns parágrafos:

Quando ao largo da barra pairava uma quantidade de navios esperando a entrada no porto […], o rebocador Vouga tentou sair, não o podendo fazer em consequência da agitação do mar.

Entretanto, o Atlântico vendo o sinal do Forte, foi-se aproximando, à espera de ocasião propícia. Como o rebocador não se aproximasse […], o navio veio singrando ligeiro, passou o banco de areia e, ao chegar perto da “Meia-Laranja”, ficou sem governo, em consequência de uma vaga lhe ter despiado a gaiúta e esta ter quebrado a roda do leme.

De terra, onde uma multidão esperava a entrada dos navios, ao ver-se que o Atlântico corria o risco de se perder, houve um grito de angústia por aqueles marinheiros, que estavam prestes a serem tragados pelas ondas, tão perto de suas famílias e seus lares!

Sem governo, à mercê do vento e da corrente […], o Atlântico é arremessado pelas vagas que lhe varrem o convés, um pouco a sul da Meia-Laranja. Na impossibilidade de salvação do navio, o capitão ordena que a tripulação (no total de 28 homens) se prepare para o abandonar. Estava salva a tripulação!

Com a vazante da maré, iniciaram-se os trabalhos de recuperação dos salvados e de grande parte da carga, constituída por 2 200 quintais de bacalhau. Era capitão do lugre Atlântico, Marcos Luís Fraco e piloto, João Firmeza.

 Ao local acorreram milhares e milhares de curiosos, de Ílhavo, Aveiro, Gafanhas, Costa-Nova, para verem o navio naufragado.

Pena é que entre tantos “mirones”, nenhum tivesse feito disparar a objectiva, de modo a que um documento visual tivesse chegado, hoje, até nós, para enriquecer a narrativa, já por si, tão forte e impressionante!

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Ílhavo, 24 de Outubro de 2023

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Ana Maria Lopes

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segunda-feira, 16 de outubro de 2023

"Artistas D´Aveiro" com quem convivo...


Passou-me, não sei bem porquê, o lançamento do livro, no passado dia 23 de Setembro, “Artistas d´Aveiro”. Logo que tive conhecimento, adquiri-o e li-o com bastante interesse. Felicito os autores que tiveram tal ideia. Também será sempre um livro de consulta. Alguma dúvida sobre o tema e toca de procurar....

Pensei, e repensei sobre ele, achando que poderia escrever umas singelas palavras sobre as vivências que tive com alguns artistas de Aveiro, que me decoram a casa.

 

Capa do livro

Começarei por Jeremias Bandarra, talvez o primeiro de quem adquiri obra, pelos anos 80. Conheci-o através do amigo Dr. Moreira Lopes, que muito o apreciava. O conhecimento colou-se e passei a frequentar o atelier de Jeremias Bandarra. O seu currículo, exposições e prémios poderão ser consultados no livro, pelas palavras de sua filha Sara Bandarra. Pela sua obra, perpassa Aveiro e a ria – marnotos, pescadores, embarcações, vendedeiras, S. Gonçalinho, velas e outros temas. Para saborear:

Mercantéis na ria
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Barco das artes
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Apanhando o isco
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Esbelta vendedeira
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E outros mais, que, pela sua colocação se tornam inacessíveis ao registo fotográfico

A sua temática é variada, real, abstracta ou abstractizante, mas sempre bairrista, e, quase sempre, lagunar.

Um dia feliz, para ele, era aquele, em que estivesse” absorvido” a pintar um quadro.

Entre mim e Jeremias Bandarra (1936-2022), de quem senti a falta, houve sempre amizade e uma boa e saudável relação.

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Ílhavo, 16 de Outubro de 2023

Ana Maria Lopes

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sábado, 7 de outubro de 2023

Menina e moça... já calcorreava os areais...

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Influências sentidas no Algarve

O Algarve, a que Orlando Ribeiro chamou” encruzilhada de influências e contrastes naturais”, é, pela sua situação, uma região aberta a influências.

Influência dos povos da região de Ílhavo, Aveiro e Murtosa – No domínio nacional, um dos povos que maior influência teve na costa algarvia, foi o da região de Ílhavo, Murtosa e Aveiro. Ao longo deste trabalho tenho-me referido a esse facto, mas agora proponho-me reunir todos os testemunhos que a esse respeito obtive, quer orais, quer escritos, recolhidos em várias obres consultadas.

Os pescadores que me forneceram dados indispensáveis, referiram-se aos ílhavos ou ilhos, a propósito das redes de tresmalho, solheira e branqueira, todas elas de influência nortenha, sobretudo nas localidades da Fuseta, Quarteira, Albufeira e Lagos.

No que se fere a embarcações, uma ou outra bateira da ria de Aveiro encontrada na costa algarvia, era a prova da deslocação do seu possuidor para aquele ponto, sendo, no entanto, o nome de ilhe, dado à embarcação mais abundante na zona de barlavento, o testemunho mais evidente dessa influência.

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Proa de um barco ilhe, nos anos 60
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Lopes Pereira, in “Murtosa, gente nossa”, ao referir-se ao inicial povoamento de Olhão, assinalou aí a presença de pescadores da ria de Aveiro, levados por caíques algarvios que vinham a Aveiro vender peixe salgado, e que, no regresso, faziam de enviadas.

Também Maria Corália Carrajola Macara, in “O falar dos pescadores e lavradores do concelho de Olhão”, dizia que era desconhecida, supondo-se, no entanto, que os olhanenses eram descentes de gentes de Aveiro que, atraídas pela riqueza piscatória da região, aí se fixaram e, embora pareça não ter fundamento certo, consta da tradição que teriam vindo mesmo alguns pescadores de Ovar ou de Ílhavo.

Não há dúvida de que houve uma influência nítida, de que os próprios pescadores tinham uma viva consciência.

Em abono deste facto, o povo desta região de Aveiro tinha um carácter expansivo, que, em busca de melhores rendimentos, se espalhou por quase todo o nosso litoral, especialmente para sul, constituindo o centro difusor de maios irradiação, no domínio da pesca. Falaram-me dos ílhavos na Nazaré, em Peniche, na Ericeira, na Costa da Caparica, em Sesimbra e Sines e as referências a essa expansão encontradas em diversas obras, são também, numerosas.

Raquel Soeiro de Brito, in “Palheiros de Mira”, ao ocupar-se dos aglomerados, que inicialmente povoaram o nosso litoral, diz que os ílhavos desempenharam um papel relevante, afirmando mesmo que “estes, de facto, alimentaram a colonização dos areais não só nas imediatas proximidades da sua terra, mas ainda se atreveram bem para o sul, tendo chegado de barco à Caparica, no terceiro quartel do século XVIII, e mais tarde a Sesimbra”.

A propósito da origem da povoação de Palheiros de Mira, diz que aí se veio fixar gente de Quiaios e de Lavos, tendo também lá desempenhado papel importante a freguesia da Murtosa.

Na pequena monografia “Nazaré e o seu concelho”, Raúl de Carvalho, depois de algumas referências aos pescadores de Ílhavo, diz que estes, depois de terem abandonado as suas terras, em busca de melhor vida e mais fartura de peixe, constituíram os primitivos pescadores da Nazaré.

E, Raúl Brandão, no capítulo dedicado à Nazaré, afirmava, pela boca de Joaquim Lobo, que aquela gente viera de Ílhavo e recorda ainda que foram os cagaréus que povoaram os melhores e mais piscosos pontos da costa, vindo pelo litoral abaixo, aos dois e três barquinhos juntos, até ao Algarve.

Também tive conhecimento da influência que os referidos povos tiveram na Ericeira, visto que Joana Lopes Alves, in “A linguagem dos pescadores da Ericeira”, ao ocupar-se da rede do linguado ou tresmalho, diz ter sido trazida pelos pescadores da Murtosa, que a usavam na sua terra.

Igualmente, Maria Alfreda Cruz, in “Pesca e pescadores em Sesimbra”, ao ocupar-se do tresmalho, diz que é conhecido em Sesimbra, por” redes de ílhavos”, designação que denuncia a sua proveniência.

Também em Baldaque da Silva, são inúmeras as referências ao carácter emigrante dos povos da região da Murtosa, Ílhavo e Aveiro. Ao ocupar-se da rede sardinheira, afirma que os pescadores ílhavos que emigraram para Setúbal, lá usavam uma sardinheira de menores dimensões. Eram também os pescadores ílhavos que emigravam para entre os cabos da Roca e Espichel e aí usavam, nuns barcos com o seu próprio nome, bateiras ílhavas, a rede de cerco volante, designada por “tarrafa”.

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Bateiras ílhavas varadas em Cascais
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Bateira ílhava aproada no Tejo

 

Foi, no entanto, o tresmalho a rede mais difundida pelos ílhavos, “que, em grande número, emigraram durante a época do sável para o Douro, Tejo e Sado”, segundo as próprias palavras de Baldaque da Silva.

Pelo contrário, os poveiros, de grande renome, cujos usos e costumes estiveram em Vila do Conde, Matosinhos, Afurada e arredores e que exerceram alguma influência em Buarcos e até mesmo em Sesimbra, nunca foram falados pelos algarvios.

Nestes pescadores, consideravam-se dois tipos: os que viveram isolados, mais presos às suas técnicas tradicionais, que nunca saíram dos Algarves e mostravam até uma certa relutância em viajar, e, outros que, de espírito mais aberto, não se satisfizeram com a mediocridade dos seus lucros, e procuraram uma melhoria dos meios de subsistência, noutros processos de pesca. Muitos deles tentaram-se a participar nas campanhas de bacalhau, sendo Peniche a terra preferida, devido a ser um centro muito desenvolvido, onde a pesca mecanizada já se praticava em larga escala.

 

In “O Vocabulário Marítimo Português e o …”, 1975

Ana Maria Lopes

terça-feira, 3 de outubro de 2023

A barca de passage do "Ti Manel Ameixa"

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Em dias outonais, mas estivais, mais uma vez nos lembrou a falta que fazia a barca do “Ti Ameixa”, para a travessia do Canal de Mira, frente à Costa Nova. Já há uns largos anos, fomos entrevistá-lo a casa dele.

O seu nome era Manuel da Graça, mas, por herança do avô, era conhecido por todos por Manuel Ameixa. O “Ti Ameixa”, como carinhosamente também lhe chamavam, foi uma figura emblemática do nosso concelho pela sua ligação à ria e ao vaivém das travessias efectuadas entre a Bruxa e a Costa Nova.

Nascido há 89 anos (12.10.1921) na Gafanha da Encarnação, o contacto do Ti Ameixa com a Ria começou logo na infância. Depois da escola, o seu maior prazer era ir à procura do pai para poder andar na apanha do moliço, tendo mesmo com 5 anos, aprendido a manobrar a barca.

Nessa altura, eram vários os grandes barcos mercantéis que faziam transporte de pessoas entre as duas margens, tendo o pai optado, então, por essa actividade em parceria com o filho, de 11 anos de idade (em 1932), num negócio que dava sustento a toda a família. Vinha muita gente de longe, sobretudo depois da vindima, para uns dias de descanso na Costa Nova.

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 Em primeiro plano, a barca, pelos anos 30…

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Celebravam-se ali muitos aniversários… e até os funerais passavam nas barcas!

Durante mais de 20 anos, Manuel Ameixa dedicou-se exclusivamente a esta actividade.

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 À vara…

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Mas, após a construção da nova ponte e a consequente diminuição de clientela, optou por ir trabalhar para as lanchas da J.A.P.A., não abandonando o transporte por completo. Durante os fins-de-semana e nas férias de Agosto ajudava o irmão (Adelino Ameixa) que, entretanto, ficara encarregue do negócio.

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Os Velhotes ao leme da sua barca…
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Com mais de sete décadas ao leme da sua barca, o Ti Ameixa recordou com saudade o último Verão (2006), em que fez a travessia.

Com o andar dos tempos e a falta de clientela mais acentuada, “Os Velhotes” viram-se obrigados a substituir as grandes barcas de 18 metros de comprimento, por exemplares de cerca de 12 metros, tendo sido uma delas ainda construída pelo Ti Agostinho Tavares, de Pardilhó. As últimas já foram produto das mãos de construtor do Sr. Evangelista Loureiro (Gadelha), do Seixo de Mira.

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A travessia em 1983…
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Não tinha memória de acidentes, apenas de um pequeno susto, quando, certo dia ao sair da Costa Nova, sozinho, se levantou vento com o qual não contava. Felizmente, conseguiu controlar a barca e seguiu viagem. Guardava, sim, boas recordações, quando outrora as raparigas cantavam, dançavam e o obrigavam a dançar com elas.

Todos os anos iam fazendo, ele e o irmão, as amanhações e decorações possíveis com “o engenho e arte populares”, que tinham.

Era a nossa barca da passagem, nos últimos tempos, até que deixou de existir.

Estas são as memórias de outros tempos, homenageadas pela CMI, quando em 2000, colocou uma barca que pertencia à família de Manuel Ameixa numa das rotundas da Estrada da Mota (in Agenda Cultural da CMI., Novembro, 2006).

Agora, a CMI. também podia incentivar alguém, que mantivesse o serviço da travessia, pelo menos de 1 de Julho a 30 de Setembro.

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Fotografias de Arquivo

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Ílhavo, 3 de Outubro de 2023

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Ana Maria Lopes

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