A partir de agora, os Oficiais da Marinha Mercante, se alguma vez estiveram preocupados com o estado de conservação da sua bandeira, podem passar a deixar de o estar.
No passado dia 1, chegou uma réplica da Bandeira da Associação dos Oficiais da Marinha Mercante de Ílhavo à sede dos AMI, por estes, encomendada.
À semelhança do que aconteceu em 1926, escolhemos uma firma do Porto, conceituada, a BDR, Bandeiras & Mastros, que executou com primor e perfeição uma réplica da dita peça, depois de uma observação muito atenta da original, que incluiu medições rigorosas e imensas fotografias de pormenor.
Adorno completo
Depois de escolherem os materiais mais idênticos e adequados ao trabalho, ainda tiveram o cuidado de nos enviarem alguns para se certificarem se estariam de acordo com o que pretendíamos.
Claro, neste caso, bordada à máquina, porque de uma réplica se trata, respeita fielmente a original, tendo sido orçamentada pelo valor de 504.30 €.
Tem uma aparência demasiado nova, porque o é… mas o desfile em algumas procissões do Senhor Jesus dos Navegantes, sujeitas ao tempo e surriada da Malhada, no actual percurso, dar-lhe-ão, aos poucos, um ar mais envelhecido.
-
-
Imagem de pormenor…
Os interessados na observação da obra de arte, porque de uma obra de arte se trata, poderão fazê-lo na nossa Igreja Matriz, por alturas dos festejos do Senhor Jesus dos Navegantes e, nomeadamente, na procissão, que ocorrerá no primeiro domingo de Setembro, como é hábito.
Enquanto isso, o restauro das três bandeiras originais, a da Associação dos Oficiais da Marinha Mercante (1921-1926), uma mais antiga do tempo da monarquia, provavelmente, mandada bordar, aquando da criação do Grémio Marítimo Ilhavense, em 19 de Março de 1899 e a da Associação dos Marinheiros, bordada em 1926, pelas hábeis mãos de Leonilde da Velha encontram-se num restauro mais demorado e bastante mais dispendioso por uma Técnica Superior de Conservação e Restauro do Instituto José de Figueiredo, em Lisboa.
Segundo julgamos, virão a ser expostas no MMI, depois de estudado o modo conveniente de o fazer.
-
Fotografias – Da autora do blog
Ílhavo, 24 de Junho de 2012
Ana Maria Lopes
-