tag:blogger.com,1999:blog-558439035167338433.post5564900539421658172..comments2024-02-06T11:49:07.605-08:00Comments on Marintimidades: TITANIC - Morreu a última sobreviventeAna Maria Lopeshttp://www.blogger.com/profile/16546720893771258217noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-558439035167338433.post-87457979313390622162009-07-19T08:40:52.144-07:002009-07-19T08:40:52.144-07:00A exposiçao estará aberta durante todo o mes de Ag...A exposiçao estará aberta durante todo o mes de Agosto, nao havendo ainda data definida para o seu encerramento.<br /><br />Atençao ás promoçoes! Há varias maneiras de obter descontos! ;)))Unknownhttps://www.blogger.com/profile/11927499866573828996noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-558439035167338433.post-55263011472051150362009-06-24T11:53:11.821-07:002009-06-24T11:53:11.821-07:00Caro Amigo Marçal:
Obrigada pelo seu comentário.
...Caro Amigo Marçal:<br />Obrigada pelo seu comentário. <br />Está-se sempre a aprender.Tanto mais que agora, em Lisboa, visitei a terceira exposição sobre o Titanic, em que foi possível tocar num bocado de casco preservado. Já o imagino com outros olhos.<br />É uma realidade cheia de misticismo. Pena foi que, de facto, tenha sido à custa de tantas vidas!Ana Maria Lopeshttps://www.blogger.com/profile/16546720893771258217noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-558439035167338433.post-32050871955079865302009-06-24T10:40:31.458-07:002009-06-24T10:40:31.458-07:00Como sempre, quando se acaba uma grande obra olha-...Como sempre, quando se acaba uma grande obra olha-se mais aos prazos que aos pormenores de segurança. Alguns estão bem relatados no artigo.<br />Quando o "Titanic" foi construido havia já grandes conhecimentos de construção naval em ferro. O mesmo não se passava quanto aos conhecimentos em metalurgia. Uma amostra de chapa retirada do casco afundado revelou a existência de grande percentagem de fósforo na composição da liga. Isto proporciona uma chapa de extrema dureza mas que se torna quebradiça ao choque. Este facto não foi tomado em consideração quando da construção. Deste modo o impacto no gelo teve consequências maiores do que teria nos dias de hoje.<br />Podemos verificar os cascos dos nossos arrastões que pescam no gelo em que o impacto põe a descoberto o local de todas as balizas sem no entanto rasgar a chapa que se deforma entre elas.<br />Isto é só um exemplo, as proporções são outras. Mas um estudo científico provou este erro que foi uma porta que se abriu para um futuro com mais segurança no mar. Só que à custa de muitas vidas. É o preço do progresso.<br /><br />João MarçalJoão Marçalhttps://www.blogger.com/profile/06472728735185219060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-558439035167338433.post-13367307801095134912009-06-10T13:07:06.997-07:002009-06-10T13:07:06.997-07:00OLÁ DRA BOA NOITE , TERRIVEL ESTA HISTÓRIA QUE FOI...OLÁ DRA BOA NOITE , TERRIVEL ESTA HISTÓRIA QUE FOI REALIDADE ,MAS AO LER ARREPIA PORQUE NOS MARES DOS GELOS NÃO PODIA HAVER DESCUIDOS E NO TITANIC FALTOU RESPONSABILIDADE MAS, JÁ VI TANTA COISA NO MAR QUE QUASE NÃO TENHO AUTORIDADE NENHUMA PARA FAZER CRITICA ,PORQUE JÁ PASSOU POR MIM MUITAS COISAS E ALGUMAS DE ARREPIAR ,PORTANTO NA ALTURA FOI TERRIVEL E HORROROSO MAS ÉRA O TEMPO QUE ÉRA E AINDA HOGE ACONTESSEM COISAS QUE MEDIANTE O AVANÇO DA TECNOLOGIA JÁ SE PODIA IVITAR MAS ? OS MEUS COMPRIMENTOS ...JAIME PONTESJ.piãohttps://www.blogger.com/profile/15270885335350679470noreply@blogger.com